O GRUPO DULCESOL ENCERRA O ANO DE 2015 COM UMA FACTURAÇÃO DE 303 MILHÕES DE EUROS

15 Março 2016

As vendas do grupo Dulcesol cresceram 3,6%. A sua fábrica de Oran levou marca à primeira posição no setor de pastelaria na Argélia. O mercado internacional já responde por mais de 13% do seu negócio e supera os 40 milhões de euros em faturação. A sua capacidade de produção foi de cerca de 135.000 toneladas.


O Grupo Dulcesol, primeiro fabricante em volume de pastelaria e confeitaria em Espanha encerrou o ano com uma faturação global de 303 milhões de euros, que representam um aumento de 3,6% em relação ao ano anterior e uma produção de 139.770 toneladas.

De acordo com o seu CEO, Rafael Juan, "as nossas vendas continuaram a aumentar no ano passado, mesmo antes da produção, devido em grande parte à atividade implantada pela nossa primeira fábrica fora de Espanha, localizada perto de Oran (Argélia). Na verdade, este centro tornou-nos na marca líder de pastelaria neste país ". Para a empresa, o crescimento no mercado internacional é parte fundamental da sua estratégia: "esperamos consolidar este objetivo em 2016. Atualmente, estamos presentes em 39 países com uma faturação de 40,36 milhões, o que representa 13,2% do negócio do grupo", conclui o seu responsável máximo. As principais categorias que contribuíram para obter este valor são o pão (representa 20% da faturação), os cremes para barrar e a alimentação infantil. Esta último tem uma fábrica dedicada a esta atividade, que iniciou a sua produção em 2014, onde elaboram, entre outras propostas, saquetas de receitas infantis para beber, lançadas recentemente e a nova gama Bio, que foi apresentada há algumas semanas e em breve estará no mercado.

Durante o ano de 2015, a empresa realizou investimentos no valor de 43,64 milhões de euros, 34,6% a mais que no ano anterior; que foram principalmente destinados a instalações e maquinaria de última geração. Assim, desde 2010, realizou investimentos no valor de 150 milhões de euros. Este montante inclui, além de projetos de I+D - principalmente ligados à alimentação saudável -, outros no âmbito da incorporação de tecnologia de ponta, expansão de instalações e desenvolvimento de produtos.

Além da fábrica mencionada na Argélia, o Grupo Dulcesol possui outros centros de produção em Espanha, especificamente em Gandía e Villalonga (ambos na Comunidade Valenciana) dedicados à elaboração de mais de 2000 referências (tem 32 linhas para a sua fabricação), além de uma quinta produtora de ovos que abastece 85% das suas necessidades e uma fábrica de impressão de bobinas e sacos para embalagens com 44 funcionários, que atende quase a totalidade (98%) das necessidades de embalamento do grupo, com quase 2.400 toneladas de material.

No final do ano, o grupo emprega 2.000 funcionários em toda a estrutura (fábricas, escritórios, delegações comerciais, etc.), dos quais quase 50% são mulheres.

Em relação aos canais de comercialização em território nacional, destaca-se principalmente as vendas diretas por meio de cadeias e grandes superfícies, o seu principal segmento, além das lojas locais.